Correio Popular Notícia




PREVENÇÃO
Rondônia tem 30 casos suspeitos de H1N1 e vacinação será antecipada

Data da notícia: 2016-04-13 09:56:55
Foto:

(Da Redação) A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) informou, na última segunda-feira (11), que Rondônia possui 30 casos suspeitos de gripe H1N1 sendo investigados e por conta disso, os municípios foram orientados a antecipar a vacinação, que começaria no próximo dia 30 de abril. Em Vilhena, cidade com três mortes, possivelmente, causadas pela doença, a campanha de vacinação começou na segunda-feira (11).

Arlete Baldez, diretora da Agevisa, explicou que algumas amostras coletadas em pacientes com suspeita da doença foram encaminhadas para o Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, mas até agora nenhum caso foi confirmado. ?Todas as regionais da Agevisa já receberam as doses da vacina e estão distribuindo para as secretarias municipais. A recomendação que nós demos foi de antecipar a vacinação. Aqui em Porto Velho, já conversei com o secretário de Saúde (Domingos Sávio) e ele garantiu que vai antecipar a campanha?.

Na capital, de 14 casos sendo investigados, três já foram descartados. No entanto, os outros 11 ainda seguem sob análise, mas sem mortes registradas. Em Vilhena, no cone sul do estado, a situação é um pouco mais crítica. São 9 casos suspeitos, sendo que desses, a Agevisa confirmou a morte de três pacientes.

?Lá [Vilhena], a situação é mais crítica. São três mortes suspeitas. Por isso, a campanha começou hoje?, diz Arlete. A morte mais recente de um paciente que estava internado havia oito dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são muito semelhantes aos da gripe comum, mas surgem de forma repentina e com maior intensidade, podendo aparecer febre alta, forte dor de cabeça e dificuldade para respirar.

A gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes, mas pode causar complicações como pneumonia se não for tratada adequadamente, por isso em caso de suspeita deve-se ir ao médico para saber como tratar e evitar transmitir a doença para outras pessoas.

Os 10 sintomas mais importantes que essa gripe pode provocar, e que a diferenciam de uma gripe comum, são: febre repentina que supera os 38° C; tosse intensa;
dor de cabeça constante; dor nas articulações e nos músculos; falta de apetite; calafrios frequentes; nariz entupido, espirros e falta de ar; náuseas e vômitos

Diarreia e mal-estar geral
Umclínico geral pode indicar se é preciso fazer algum exame para identificar a doença e se existem complicações associadas e o tratamento mais indicado para cada pessoa, sendo que quem sofre com problemas respiratórios como asma, bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) deve ser avaliado por um pneumologista.

Vítimas
Além das três mortes suspeitas em Vilhena, duas também foram registradas em Cacoal e uma em Ji-Paraná. Em Rolim de Moura, o hospital municipal estabeleceu novas regras para as visitas com o objetivo de evitar a proliferação da doença.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1120 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.